3 Perguntas essenciais para o início do seu negócio

3 Perguntas

Muitos brasileiros desejam ter um negócio próprio e realizar o sonho de empreender. E os motivos para isso são os mais variados, seja por necessidade, o que é mais comum, ou mesmo por ter encontrado uma oportunidade incrível no mercado.

Independente do cenário, muitos acabam encontrando um desafio: como tirar uma ideia do papel com poucos recursos financeiros. E aí?

Então, antes de sair investindo na criação de planos de negócios, pesquisas de mercado e análises de viabilidades, calma… que tão começar por você? E o melhor, sem gastar nada!

Há 3 perguntas super importantes que você deve fazer antes de tudo. São reflexões um pouco mais profundas que irão fortalecer sua ideia e gerar grandes resultados ou até mesmo, evitar alguns fracassos.

Pergunta 1: "Quem sou eu?"

Afinal de contas, quem é você? – Para responder essa primeira pergunta, comece pensando na história que escreveu até esse momento. Quais fatores influenciaram sua formação e te trouxeram até aqui, com essa ideia na cabeça.

Do que você realmente gosta e, principalmente, quais são suas habilidades mais fortes? Essa resposta é fundamental pois são essas características pessoas que irão lhe ajudar a desenvolver o negócio da sua vida!

Pergunta 2: "O que eu sei fazer?"

Pense naquilo em que você é realmente bom! E atenção: já provou essa qualidade na prática!

Quais os ganhos obteve em empregos anteriores? Quais as suas conquistas na escola ou na faculdade? Nessa resposta é hora de relembrar todas as suas reais competências. Quais os elogios você recebe do pessoal à sua volta? O que eles mais admiram em você?

Fazer o bom uso dessas competências irá potencializar os resultados da sua nova empresa!

Pergunta 3: "Quem eu conheço?"

E já que comentei das pessoas, a terceira pergunta que deve se fazer é “Quem eu conheço?

Parece estranho, né? Mas pense aqui: sua rede de relações pessoas e profissionais é riquíssima!

Negócios são gerados e firmados entre pessoas ou você já viu duas organizações sentadas, conversando, tomando café e assinando um contrato?

São seus conhecidos, amigos, suas relações mais próximas que lhe darão um importante empurrão nessa fase inicial do seu negócio. Seja com novas ideias e oportunidades, ou mesmo um ombro amigo para lhe dar forças e não deixar você desistir!

Viu como 3 perguntas, aparentemente simples, pode lhe dar vários insights para você começar uma empresa com o pé direito?

Empreender pode não ser tão fácil e traz consigo vários medos e desafios, mas quando começamos bem e temos um caminho bem claro, tudo se torna mais seguro e tranquilo.

Mapa da Situação Atual

Mapa da Situação Atual

O Mapa da Situação Atual é uma outra ferramenta bem simples que lhe guia nessas reflexões, levando você a visualizar o seu futuro promissor considerando sua história e os seus pontos fortes e a desenvolver.

Esse mapa faz parte do GUIA RUMO AO TOPO, um kit com várias outras ferramentas, planilhas e um eBook completo para tirar a sua ideia do papel e realizar o seu sonho de ser dono!

Já pensou nisso? Não é legal?

Então, sua tarefa da semana é pensar nessas 3 perguntas que comentei que irão trazer sucesso ao seu negócio. E visite também o site do Rumo ao Topo para conhecer mais sobre esse material incrível. Blz?

Lembre-se sempre: empresas excelentes são feitas de pessoas excelentes!