As vantagens de utilizar uma planilha de contas a pagar e receber

Controle de Contas a Pagar e Receber

Compartilhe esse artigo e leve gestão para todos:

Whats
LinkedIn
Facebook
Twitter
Email

Ter o controle das finanças é um dos pilares essenciais para o sucesso de um negócio. Um bom gerente tem que ter uma planilha simples e eficiente para a gestão financeira de contas a pagar e receber.

 

Quando falamos do movimento de entradas e saídas de dinheiro em um negócio, não estamos falando apenas de ter uma planilha de controle de contas a pagar e receber, estamos falando sobre fluxo de caixa. Isso é um assunto importantíssimo, pois quase sempre um negócio morre pelo bolso, ou seja, pela falta de dinheiro por “n” motivos.

Uma gestão correta do fluxo de caixa poderia fazer com que o gestor se adiantasse ao problema e até mesmo salvasse o negócio.

Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Uma visão consolidada diária, semanal ou mensal, já se torna um instrumento de verificação e análise para seus negócios.

Se você quiser se aprofundar sobre o controle de fluxo de caixa, assista esse vídeo abaixo:

 

Falando especificamente sobre o controle de contas, já passei em várias empresas e conversei com muitos gestores que tinham dificuldade em fazer essa administração. Acredite, acontece muito do gestor não saber ao certo a programação das contas que tem para pagar e também aquelas que tem para receber.

Já vi muitos fazerem em papeis espalhados na mesa. Também já vi aqueles que nem sequer mantinham algum tipo de controle e a cada conta que vencia era uma surpresa.

É importante que o gerente tenha uma visão correta da sua programação de contas, para que não atrase o pagamento aos fornecedores e muito menos esqueça de receber dos seus clientes.

Quais os benefícios de se utilizar uma sistemática de controle de contas?

1. OTIMIZAÇÃO DO SEU TEMPO

Se as contas da sua empresa estão sempre ordenadas e você já sabe o que precisa ser pago em cada data, você economiza um tempo considerável que antes era usado para revirar uma montanha de documentos.

Com o controle das contas da empresa, tudo já fica ordenado por valor e data, e boa parte dos pagamentos pode ser feitos online! Isso significa que é bem provável que você nem precise perder tempo indo ao banco em um dia de trabalho.

É sempre melhor otimizar os processos mecânicos e repetitivos para investir tempo no planejamento de novas estratégias para o crescimento da sua empresa.

2. CONHECIMENTO SOBRE O SEU NEGÓCIO

Você só pode se considerar como verdadeiro gestor do seu negócio quando você entende como ele funciona, e isso envolve a gestão financeira.

Por meio da organização das contas a pagar, você passa a entender para onde o seu dinheiro está indo e o quão importante essa transação é para o funcionamento da sua empresa. E também passa a garantir informações para elaboração do fluxo de caixa.

Mesmo que você não esteja diretamente envolvido nos processos de organização e pagamento, é importante consultar este relatório mensalmente para se atualizar sobre a situação financeira do seu empreendimento.

3. OPORTUNIDADES PARA ECONOMIZAR

Fica mais fácil apontar os gastos que não são mais necessários ou que podem ser reduzidos de alguma forma.

Todo empreendimento está em constante transformação, assim como o mercado em que ele está inserido. Por isso, é essencial adaptar os seus investimentos para se manter em evolução de forma inteligente.

GOSTOU? ENTÃO SE LIGA NA PLANILHA DE CONTAS A PAGAR E RECEBER QUE CRIEI PARA TE AJUDAR COM ISSO!

Montei essa planilha simples, porém, muito eficaz para que você tenha em mãos a programação de todas as suas contas.

E digo mais, se você tem que gerenciar uma empresa pequena, essa planilha pode ser usada de forma mais ampla, quase como um fluxo de caixa simplificado. O que já vai te ajudar e muito a ter ciência da saúde financeira do negócio.

Como a planilha de contas a pagar e receber funciona?

Na aba CONTAS A PAGAR, além das compras com fornecedores, pode também registrar as despesas fixas e funcionários. Trazendo assim uma visão mais completa dos gastos do negócio. Portanto, pode também lançar tudo que a empresa deve a outras organizações, como compra de mercadorias, impostos, taxas de aluguel, contas de água e luz, etc.

Contas a Pagar

Mas nem só de contas a pagar vive um negócio, certo?

Na aba de CONTAS A RECEBER você poderá registrar, na mesma estrutura do contas a pagar, todo o dinheiro a receber. As vendas realizadas com o nome do cliente e o produto, valores a receber a prazo, valores que a empresa receberá de outras organizações e também até de investimentos. Como na imagem abaixo:

Contas a Receber

A planilha vai sinalizar automaticamente o status dos valores a receber da seguinte forma: “RECEBIDO”, “A RECEBER”, “PRÓXIMO A RECEBER” ou “EM ATRASO”. Ficando fácil ter uma visão correta das suas contas.

Depois de tudo registrado da forma correta, a aba PAINEL DE CONTROLE irá mostrar de forma gráfica e consolidada o saldo, valores pagos e recebidos e sinaliza tudo que está em aberto, como pode ver na imagem abaixo:

painel de controle de contas

Dessa forma, simples e eficiente, você consegue controlar o dinheiro que entra e sai, bem como o que tem em caixa nesse momento. Sem papel, sem esquecimento e sem confusão.

Com tudo isso registrado é possível analisar a performance do negócio, o lucro de forma correta e o desempenho das contas em aberto. Deixando bem claro o que está próximo de ser pago e até mesmo o índice de inadimplência.

Está vendo como um simples controle facilita bastante a gestão e já se torna um passo para um negócio bem sucedido?

Então não perca tempo, assista ao vídeo onde explico e demonstro como funciona a planilha e faça o download!

 

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD DA PLANILHA DE CONTAS A PAGAR E RECEBER

Ter tudo isso organizado no seu negócio é importante até mesmo na hora de delegar a função para um assistente, afinal todo gerente/gestor em algum momento tem que delegar funções.

O assistente de contas a pagar e receber é o responsável por organizar e planejar todos os comprovantes de entrada e saída de recursos da empresa.

É uma tarefa que requer dedicação e organização, já que é essencial classificar cada uma das contas e agendar os pagamentos e recebimentos de forma eficiente.

Sendo assim, o assistente também faz os lançamentos referentes às movimentações financeiras do seu negócio.

Geralmente, o profissional que exerce esta função é especializado em administração ou gestão financeira, essa atividade é essencial para a organização dos recursos da empresa e planejamento estratégico dos futuros investimentos.

Espero que tenham gostado do conteúdo do artigo e aproveitem para se aprimorar cada dia mais em gestão, afinal, só com ela é possível alcançar resultados nunca antes vistos.

Não deixe de conhecer nosso curso Gestores Excelentes, ele irá te ajudar a ser um gerente de alta performance utilizando um método simples e eficaz de alcance de resultados através da solução de problemas que você encontra no dia a dia do seu negócio ou setor.

Existem sistemas bem completos que fazem isso de maneira bem automatizada e que já integram todo o fluxo de caixa:

Reury Fidelis

Reury Fidelis

Desde 2003 formando líderes e gerentes em profissionais capazes de alcançar os melhores resultados. Por meio de cursos e mentorias transformamos os desafios empresariais, muitas vezes confusos, em um plano de trabalho claro e direcionado. Para que no fim você saiba exatamente o que precisa fazer.

Deixe seu comentário:

Veja também:

Você realmente quando vai trabalhar?

Posso orientar seu dia a dia no trabalho e fazer com que seja mais produtivo, disciplinado e não se sinta perdido.

Gestores Excelentes
Rolar para cima