Como o gerente convence o líder que gestão traz resultado?

Como o gerente convence o líder que gestão traz resultado?

Compartilhe esse artigo e leve gestão para todos:

Whats
LinkedIn
Facebook
Twitter
Email

Se você é gerente e encontra muita dificuldade na hora de convencer o dono ou o principal líder a colocar um método de gestão em prática na rotina da firma, vou te mostrar três passos para você aprender a como convencer o líder a ouvir o gerente quando o assunto da conversa for novas práticas de gestão.

Eu tenho recebido muitos relatos de pessoas que estão interessadas em evoluir e melhorar as próprias rotinas, além do dia a dia de suas equipes, usando as práticas mais modernas de gestão. Porém, quando o assunto chega ao líder da empresa, que muitas vezes é o próprio dono, é aquela frustração. Nessa hora, toda a vontade de aprender a como ser um bom gerente vai por água abaixo. A barreira acaba se tornando mais forte e as pessoas não sabem como convencer o líder.

O líder não quer ouvir, porque ninguém dos cargos de alta liderança está interessado em falar em método, teoria. As altas lideranças normalmente não gostam desses assuntos. Mas isso não significa que você, que está vivendo na pele como é ser gerente, vai desistir da ideia. Muito pelo contrário. Se você tem realmente o objetivo de aprender a como ser um gerente de sucesso e descobrir como o gerente convence o líder que gestão traz resultado, é possível contornar essa situação seguindo três passos:

1) Foque no resultado que a mudança que você está propondo vai trazer

Quando você fala com os donos sobre mudanças de gestão, eles pensam logo sobre a burocracia e controle que aquilo vai gerar. Mas se você mostra que aquele plano vai trazer um resultado prático direto para determinado setor, o dono vai parar o que ele estiver fazendo para te ouvir.

Na hora da conversa, mostre diretamente o impacto nos indicadores que a sua proposta vai ter. Se aquela proposta tem potencial para aumentar as vendas em 20%, esse é o seu argumento principal. Não tem como a pessoa não te dar atenção.

Levante o histórico dos resultados da área e mostre todo o potencial que a sua proposta tem condições de trazer para a empresa. Se ela vai reduzir o custo consideravelmente de determinado processo, use esse argumento como o principal.

Essa é uma estratégia que vai abrir os olhos e os ouvidos do dono e mostrar que você está no caminho para ser um gerente de sucesso. As barreiras podem acontecer por simples desconhecimento da alta liderança. Os donos desenvolveram a empresa em outra época. Não conhecem tanto sobre as novidades, cabe a você mostrar os diferenciais do método de gestão na prática.

2) Menos teoria e mais ações práticas que vão ser realizadas com a sua iniciativa

Se você realmente pretende aprender como usar a gestão a favor do gerente, o segundo passo está diretamente relacionado ao primeiro, mas existem diferenças. Mostre quais são as ações práticas que são necessárias para alcançar o resultado que você propôs no primeiro passo.

Não se preocupe em comprovar teoria ou detalhar o método de gestão, o que se espera de você como gerente de sucesso é saber quais são as atividades que cada um da equipe precisa fazer para aquele resultado aparecer.

3) Use esse caminho para implantar gradativamente a gestão na sua rotina diária

Cada vez que o gerente coloca os passos anteriores em prática, é mais uma porta de gestão que se abriu e foi usada da melhor forma possível na rotina da empresa. Repetindo esse processo em todas as vezes que for possível, você, como gerente, está colocando os métodos de gestão cada vez mais presentes na rotina de sua equipe.

E o que isso vai te trazer de benefício? Cada vez mais os donos vão olhar para você como um gerente de sucesso, que está fazendo o possível para ser um gerente melhor e por isso merece ser valorizado. Além de se tornar indispensável para o andamento da empresa.

Esse é o caminho rumo à liderança de equipe e uma forma mais direta de usar a gestão a favor do gerente.

Até a próxima!

Reury Fidelis

Reury Fidelis

Desde 2003 formando líderes e gerentes em profissionais capazes de alcançar os melhores resultados. Por meio de cursos e mentorias transformamos os desafios empresariais, muitas vezes confusos, em um plano de trabalho claro e direcionado. Para que no fim você saiba exatamente o que precisa fazer.

Deixe seu comentário:

Veja também:

Você realmente quando vai trabalhar?

Posso orientar seu dia a dia no trabalho e fazer com que seja mais produtivo, disciplinado e não se sinta perdido.

Gestores Excelentes
Rolar para cima