Conheça as Cinco Dimensões da Gestão

 

 

 

As empresas e organizações existem para atender as necessidades de todos os envolvidos por sua atuação: clientes, acionistas, funcionários e a sociedade. A EFEITO 5 entende a gestão em 05 grandes dimensões considerando os aspectos primordiais para o cumprimento de sua missão.

 

Ciclo de EFEITO

 

CONHEÇA AS CINCO DIMENSÕES DA GESTÃO:

ESTRATÉGIA

É o ponto de partida de qualquer organização pois é onde nascem os propósitos de atuação e os valores da empresa. Considerando aspectos internos e externos, o modelo de negócio é desenvolvido e são traçadas ações de longo prazo para garantir um crescimento sustentável.

O papel dos líderes é decisivo nessa dimensão pois eles são os responsáveis pela definição da identidade organizacional e a comunicação eficaz à toda equipe.

Aspectos considerados:

  • Identidade Organizacional
  • Foco de Atuação da Liderança
  • Análise do Ambiente
  • Visão de Futuro

MERCADO

“Quem são os nossos clientes?”“Como atendemos suas necessidades?” são questões cruciais para uma organização. Na dimensão Mercado a empresa realizará o propósito definido na Estratégia.

Para alcançar o sucesso, os clientes devem ser alcançados e os produtos/serviços oferecidos devem estar aderentes às suas expectativas.

Aspectos considerados:

  • Pesquisa de mercado
  • Precificação de Produtos
  • Público-Alvo
  • Propaganda e Marketing

FINANÇAS

Uma empresa que não gera retorno financeiro está condenada. São os resultados financeiros que fortalecem a empresa para realizar sua Missão e prover recursos para sua equipe e acionistas.

O crescimento e a permanência de uma organização está intimamente ligada aos resultados que ela apresenta. Ao invés de se perguntar “Vale a pena investir nesse negócio?”, o investidor/empreendedor deve questionar “Quais as alternativas para alavancar o retorno do negócio?”.

Aspectos considerados:

  • Controle Financeiro
  • Aumento de Receitas
  • Redução de Gastos (Custos e Despesas)
  • Indicadores de Rentabilidade
  • Acompanhamento de Resultados

DESIGN

Contempla a idealização, criação, desenvolvimento e especificação do negócio. É onde a mágica acontece e insumos são transformados em produtos/serviços. Nessa dimensão são considerados os processos e a estrutura organizacional necessários para entregar aos clientes o valor proposto pela organização.

Eficiência é o objetivo! Fazer mais com menos garantindo a qualidade e sem comprometer os envolvidos: fornecedores, equipe e clientes.

Aspectos considerados:

  • Organograma e Funções
  • Plano de Cargos e Salários
  • Mapeamento e Padronização de Processos
  • Indicadores Operacionais

PESSOAS

Toda organização é composta, essencialmente, por pessoas. Elas são a face da empresa junto ao mercado/clientes e também são os braços que realizam o trabalho no dia a dia.

É importante que a equipe esteja plenamente capacitada para executar as atividades necessárias. Além disso, devem estar satisfeitas e motivadas para, com boas atitudes, entregar o melhor de si e ter o retorno pessoal atendido.

Aspectos considerados:

  • Busca e Retenção de Talentos
  • Execução das Atividades
  • Avaliação de Desempenho
  • Metas e Bonificação
  • Capacitação

 

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