É fato ou fake? Buscando a verdade nas empresas!

Fake News

Dias desses eu encontrei um tweet que eu achei muito engraçado e então resolvi trazer aqui para a gente rir e refletir junto.

Olha aí a piada da Aline. Ela diz:

TWEET

Essa podia ser uma piada bem boba se não fosse, na verdade, o reflexo de muitas empresas. E é aí que está a lição:

Nessa piada, a pessoa percebe que tem algo erro e desconfia de alguma coisa. Até aí tudo bem, é sempre importante estarmos atentos ao que acontece ao nosso redor para buscarmos melhorias. Tranquilo!

Depois de identificado o problema, é hora de compreender a situação. O que é feito então? Análises! Se achamos que as balanças do mercadinho não funcionam, como podemos comprovar esse fato? Pesando os legumes em um outro equipamento, não é? Não basta só encontrar algo ruim, tem que ir atrás. Perfeito!

Se fosse deseja vencer um desafio ou bater uma meta, tem que se aprofundar no entendimento do cenário e das causas que lhe impedem de ser excelente.

Mas aí é que vem a virada da piada, a graça está quando os pesos nas duas balanças (no mercado e na cozinha) batem e a conclusão que a pessoa chega é de que há uma conspiração envolvendo todo mundo contra a dona de casa que estaria sendo enganada.

E é engraçado pois não faz sentido essa conclusão. Mas, não é isso que muitas vezes acontece?

Por mais que se encontre algo a resolver, busque as informações necessárias, no final, independente das análises, as pessoas já partem para as conclusões que tinham antes?

Nós, muitas das vezes, nos deixamos levar pelas nossas convicções, independente dos fatos. Não é verdade?

Você já participou de uma reunião em que o chefe já tinha todos os planos na cabeça, mas estava querendo mostrar que queria ouvir todas as sugestões e tals, mas que no final, só as ideias dele que eram válidas?

Ou já algumas análises que os dados estão apontando para um problema grave, mas o chefe está querendo resolver aquele problema pequenininho que incomoda só a ele?

Você já assumiu esse papel?

A busca pela verdade com base em fatos e dados, tão em moda hoje em dia nos debates políticos sobre as fake news, deve ser uma realidade nos nossos ambientes de trabalho.

Criar uma cultura de enfrentamento dos problemas com sinceridade é um valor que deve ser buscado constantemente. Concorda?

Então, tire um tempo essa semana para refletir quais verdades as balanças no seu trabalho estão lhe dizendo, mas você não quer ouvir? Quais crenças estão lhe impedindo de ver os fatos com transparência e buscar soluções efetivas?

Pense nisso.