Esse detalhe faz parte da função do gerente

Função Gerente

Compartilhe esse artigo e leve gestão para todos:

Whats
LinkedIn
Facebook
Twitter
Email

Nas empresas e organizações corporativas existe um importante detalhe que faz parte da função do gerente. É uma forma de agir que faz com que o gerente seja valorizado pelos chefes que ocupam cargos de alta liderança na companhia.

Durante minha carreira como consultor já participei de inúmeros projetos. E um deles ocorreu em uma indústria. Lembro especialmente de uma reunião em que um diretor de produção fez um pedido a um de seus gerentes. O diretor reclamou que o custo unitário de produção daquela empresa estava aumentando e pediu que o gerente identificasse onde estava aquele problema.

Com o desafio em mãos, o gestor reuniu sua equipe e partiu para o trabalho, colocando em prática um roteiro que ele imaginava que seria o melhor para ser reconhecido como um gerente de sucesso. Listou tudo que poderia ter relação com o custo de produção, debateu diferentes possibilidades com seus subordinados e montou uma apresentação para levar até o diretor, certo de que aquele era um trabalho referência de um bom gerente. Fazendo aquilo, ele imaginava que estava exercendo a função do gerente, o que se espera de quem ocupa aquela posição.

A REUNIÃO DE RETORNO

Durante a reunião, ele deu várias ideias que tinha levantado junto com sua equipe e apontou as possibilidades que poderiam causar o resultado questionado pelo diretor. Aparentemente foi uma boa apresentação, mas logo que ele terminou o diretor perguntou: “E daí?”.

Aquela pergunta caiu como um balde de água fria na cabeça do gerente. Sem entender o que tinha feito de errado, ele só pensava em o que fazer para ser um bom gestor. Como ser um bom gerente era uma pergunta que ele achava que já tinha respondido, mas acabou descobrindo que não.

SIGNIFICADO DA PERGUNTA

Na verdade, quando o diretor o questionou sobre o aumento do custo de produção daquela indústria, ele não queria saber de ideias, sugestões ou alguma coisa do tipo. O que a alta liderança esperava de alguém que pensa em como ser um bom gestor era uma proposta concreta. Uma lista do que aquele gerente se comprometeria a fazer para resolver o problema levantado pelo diretor.

O diretor, assim como as demais pessoas que ocupam cargos de liderança na alta hierarquia da empresa, estão na maioria das vezes cheios de demandas. E o ser humano naturalmente não gosta de tomar decisões. Então, se você chega com uma proposta formatada, já com possíveis ações a serem colocadas em prática, fica mais fácil. Você adianta a vida do seu líder e dá um passo para ser um gerente de sucesso.

O líder confia que você é o braço direito que ele tem para resolver os problemas. Se ele traz um desafio, é uma proposta que ele espera em troca. Qual é a sua opinião sobre aquele assunto? Ideias ele já tem demais. A proposta concreta facilita a vida. Não precisa ser nada 100% consolidado, pronto para funcionar. A proposta vai sendo lapidada até chegar no produto final, mas a iniciativa do gerente é importante.

O QUE O GERENTE DEVERIA TER FEITO

Se você procura por dicas para aprender a como ser um bom gerente ou quer ter clareza sobre qual é a função do gerente, com certeza aqui está uma delas. Voltando à apresentação anterior, em que o gerente apresentou apenas ideias e ouviu uma pergunta desanimadora do diretor, ele teria sido muito mais valorizado se acrescentasse mais duas telas ao conteúdo da reunião.

Primeiro, uma tela com o cronograma de trabalho. Esse cronograma deveria ter as ações e quando elas passariam a funcionar. Depois, o gerente poderia tratar dos investimentos necessários para atacar aquele problema e quais os ganhos esses investimentos poderiam trazer para a empresa.

Seguindo essa dica, você estará mostrando o que deve ser feito, quando e qual é a sua expectativa de retorno em cima desse trabalho. Esse é um dos desafios do gerente na rotina de trabalho em uma empresa.

Ao vencer esse desafio, o gerente conquista a confiança da alta liderança e passa a ser visto como braço direito do líder para conduzir aquele negócio. Portanto, lembre-se: se você quer saber quais são as tarefas do gerente, apresentar uma proposta em cima dos problemas identificados é certamente uma conduta valorizada pelos líderes.

E se você quiser se aprofundar ainda mais em ações do gerente no dia a dia,  não deixe de ler o post que fiz sobre como o gerente convence o líder que gestão traz resultado.

Caso prefira ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar no botão abaixo.

Até o próximo post!

Reury Fidelis

Reury Fidelis

Desde 2003 formando líderes e gerentes em profissionais capazes de alcançar os melhores resultados. Por meio de cursos e mentorias transformamos os desafios empresariais, muitas vezes confusos, em um plano de trabalho claro e direcionado. Para que no fim você saiba exatamente o que precisa fazer.

Deixe seu comentário:

Veja também:

Você realmente quando vai trabalhar?

Posso orientar seu dia a dia no trabalho e fazer com que seja mais produtivo, disciplinado e não se sinta perdido.

Gestores Excelentes
Rolar para cima