Estratégia na Prática – Tire os Planos do Papel em 2018

Como tirar do papel (e das incríveis apresentações de power point), a Estratégia definida pela empresa? Como colocar em prática os planos propostos?

Uma pesquisa realizada entre mais de 500 executivos de grandes empresas apontou que 96% deles possuem algum tipo de preocupação quanto à execução das estratégias. Esse resultado é significativo quando consideramos que investimentos, contratação de pessoal e serviços decorrem da realização dos planejamentos.

A realidade é que mais da metade das empresas se dizem perdidas entre a teoria e a prática. Estima-se que apenas 8% dos líderes são bons tanto em estratégia quanto na execução.

Então, como contornar essa situação? Como garantir que aquilo que foi proposto será efetivamente realizado?

ESTRATÉGIA NA PRÁTICA #01. LIDERANÇA COMPROMISSADA

É importante o envolvimento direto da liderança. E digo todos os níveis de liderança. Desde o dono do negócio até os coordenadores de área.

É vestir a camisa e, principalmente, acreditar que é possível alcançar os planos e as metas propostas. Quando o líder se compromete com o resultado, a equipe o segue e se esforça.

ESTRATÉGIA NA PRÁTICA #02. EQUIPE TÉCNICA QUALIFICADA

Equipe Qualificada

É importante que o líder se cerque dos melhores; que a sua equipe seja bem capacitada e preparada para o trabalho. Para isso, o processo de seleção de pessoal deve ser efetivo garantindo a qualidade técnica da equipe.

O líder deve ter confiança e segurança de que o seu pessoal é capaz de vencer os desafios.

25% dos líderes dizem que uma grande preocupação é conseguir traduzir a estratégia em ações tangíveis. É muito comum lermos aquelas famosas frases de missão e visão e não conseguirmos entender quase nada. Tudo é muito abstrato, concorda?

Tem que ter os olhos lá no alto, mas também pé no chão! Toda a equipe deve ser capaz de relacionar as suas tarefas diárias com o grande plano da empresa. É desdobrar as frases etéreas em atividades concretas para todo mundo.

Nesse sentido, ações de comunicação são fundamentais para integrar a equipe e a definição de metas e planos de ação por setor é essencial.

ESTRATÉGIA NA PRÁTICA #03. GESTÃO DISCIPLINADA

Falando em metas e ações, uma grande dificuldade de colocar a estratégia em prática é a falta de disciplina gerencial.

Se a equipe de gestores não tiver o compromisso, de mês a mês, avaliar os resultados dos indicadores e o andamento dos planos de ações, não terá como termos uma visão sistêmica da evolução da empresa.

É rodar o PDCA constantemente em busca de solução de problemas e avanço rumo ao destino definido na Estratégia.

Liderança compromissada; disciplina em gestão; e equipe técnica de qualidade – fatores que irão lhe auxiliar na realização dos planos para o próximo ano.

Mas tudo isso começa com um bom planejamento anual. Você já fez o seu aí na empresa? Confira esse artigo com 5 passos para elaborar seu planejamento empresarial (Clique aqui!).

Ferramenta Proposição de Metas