Matriz SWOT na Prática – Domine a Estratégia de sua Empresa!

Matriz SWOT

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A matriz SWOT é uma ferramenta gerencial muito utilizada no planejamento estratégico pois permite uma análise da situação atual dos ambientes internos e externos à organização. Com essa estruturação é possível conhecer melhor a realidade e definir grandes ações para se sobressair no mercado.

Fatores ExternosFatores Internos

Fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos impactam sua empresa, mas você não tem controle sobre eles pois fazem parte do ambiente externo à organização e podem trazer oportunidades e possíveis ameaças.

Por outro lado, há os fatores internos em que a empresa tem autoridade e é capaz de alterar. Quando olhamos para dentro da organização, observamos nossas forças (aquilo que trabalhamos bem) e as nossas fraquezas (os itens que precisamos tratar).

Orientamos a identificação dos aspectos internos seguindo a metodologia das 05 dimensões da gestão (confira mais sobre as dimensões da gestão nesse artigo). Você precisa se perguntar: em quais itens de Estratégia, Mercado, Finanças, Design e Pessoas a sua empresa é forte ou fraca?

Nos dois ambientes, temos aspectos positivos e negativos. As Forças e Oportunidades representam o lado bom, já as Fraquezas e Ameaças representam o lado contrário.

Com esses 4 fatores formamos a Matriz SWOT propriamente dita reunindo os ambientes internos e externos e relacionamos com os aspectos positivos e negativos de uma forma organizada e sem complicação. Ao preencher esses quadros, temos uma visão clara e completa sobre os principais fatores que impactam a estratégia de uma organização.

Matriz SWOT

Quer um exemplo prático? Então vamos lá!

Hotel

Vamos utilizar o exemplo de um hotel em uma grande cidade que tem basicamente como público-alvo, hóspedes que estão em viagens a trabalho.

Ao conversar com os colaboradores e alguns clientes, o dono hotel identificou os fatores internos.

Entre os PONTOS FORTES, foram destaque:

1. A atuação do gerente que é participativo e genuinamente interessado no desenvolvimento do negócio;

2. O bom atendimento realizado na recepção;

3. A localização privilegiada do hotel, perto dos grandes polos econômicos da cidade.

Como PONTOS FRACOS foram identificados os itens:

1. A deficiência na apuração correta dos custos do hotel;

2. A qualidade do restaurante que deixa muito a desejar provocando constantes reclamações dos hóspedes;

3. Eles observaram que o salão de eventos está mal aproveitado, poderiam fazer um melhor uso dessa área.

Buscando informações externas, o dono procura ler relatórios sobre o setor hoteleiro, encontra notícias e análises sobre a situação do país e está sempre de olho na concorrência.

Então, após esses estudos, ele encontrou 3 OPORTUNIDADES:

1. Verificou que o aluguel de salas na região está bem elevado, o que abre uma chance de eles oferecerem salas de reuniões a um preço mais atraente;

2. Observou também uma crescente demanda por conhecimento, principalmente entre os jovens em início de carreira;

3. Há ainda a oportunidade de realizar parcerias com outras empresas.

Nas AMEAÇAS, foram constatados os seguintes itens:

1. A famosa crise política e econômica em que o país se encontra;

2. Uma queda significativa dos clientes corporativos;

3. A forte concorrência, outros hotéis disputando um mercado cada vez menor.

Veja que utilizando a Matriz SWOT, temos uma visão geral do cenário onde está inserido esse hotel. Sem complicação, ressaltamos os principais itens favoráveis e os desafios que eles enfrentam.

Só aqui já temos um ganho significativo ao conseguirmos clarear esses itens junto com a liderança.

É possível ir além: conheça a Matriz SWOT Cruzada!

Mas nós não precisamos parar as análises, podemos avançar e encontrar ações estratégicas que irão elevar a empresa e seus resultados. Para isso, avaliamos as relações entre as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Formando assim a Matriz SWOT Cruzada.

Temos então, 4 quadrantes conectando os ambientes internos e externos e os aspectos positivos e negativos. Agora a coisa fica mais interessante e partimos para as análises e definições de ações.

Se você encontrar uma oportunidade no mercado relacionada ao um ponto forte de sua empresa, não perca tempo, procure ações que irão maximizar sua atuação!

Porém, se há oportunidade, mas você ainda precisa desenvolver algum item relacionado, corra para resolver esse problema e aproveitar essa chance.

Ao perceber uma ameaça, proteja-se dos eventuais ataques utilizando toda a força de sua empresa e minimize os riscos trabalhando nas fraquezas antes que as ameaças se tornem grandes demais.

E como fica essa Matriz SWOT Cruzada no nosso caso do hotel? Nesse exemplo, selecionamos apenas os principais fatores e com fortes conexões entre si.

Podemos relacionar a atuação participativa do líder com a oportunidade de encontrar novas parcerias. E então, propomos a ação de potencializar os contatos com agências, empresas e escritórios na busca de novos clientes e trabalhos conjuntos.

Aproveitamos a crescente demanda de conhecimento para fazermos um melhor uso no salão de eventos oferecendo, em parceria com outras empresas, cursos e capacitações técnicas e comportamentais tanto para os hóspedes quanto para outros interessados.

A forte atuação da concorrência é uma significativa ameaça, mas é possível reduzi-la com o bom atendimento do hotel. Podemos propor a ação de oferecer treinamentos aos colaboradores sobre solução de pequenos incidentes e desenvolvimento de proatividade, para que eles possam surpreender ainda mais o público.

Por fim, a queda de clientes já mais do que um risco, é uma realidade, mas o hotel pode estruturar o seu controle financeiro e a análise de resultados para identificar lacunas de desperdícios e reduzir seus custos e assim, podem se tornar uma alternativa de preços mais atraentes ao mercado.

Rapidamente avaliamos a situação atual da empresa e, ao relacionarmos os itens, conseguimos propor ações estratégicas para potencializar os pontos positivos e minimizar o lado negativo.

Agora é a sua vez!

Viu como é possível dominar a estratégia de sua empresa sem complicação? Vou deixar um modelo de Matriz SWOT para você elaborar hoje mesmo em sua empresa. Clique no link abaixo e boas estratégias!

Reury Fidelis

Reury Fidelis

Desde 2003 formando líderes e gerentes em profissionais capazes de alcançar os melhores resultados. Por meio de cursos e mentorias transformamos os desafios empresariais, muitas vezes confusos, em um plano de trabalho claro e direcionado. Para que no fim você saiba exatamente o que precisa fazer.

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