Quer Mudar de Carreira? Confira 3 Lições Importantes

Mudança de Carreira

Na semana passada a jornalista Thaís Herédia estreou um programa no YouTube e, logo no início, ela comentou sobre o frio na barriga que estava sentindo com esse projeto ao vivo.

Não é interessante ver uma profissional com mais de 25 anos de experiência, ainda sentir um nervosismo com novos desafios na carreira? E o que nós podemos aprender com isso?

Essa mudança de deixar a TV e ir para a Internet tem sido um caminho cada vez maior e, só nesse ano, vários jornalistas renomados fizeram essa transição que como toda mudança, traz riscos e oportunidades.

Veja 3 exemplos de quem mudou de carreira com sucesso:

#1. Investir nas Qualidades

Veja o caso do Willam Waack, depois de mais de 20 anos na Rede Globo, conduzindo diversos jornais e programas de debates, ele se viu fora da TV após um comentário bem polêmico. E o que ele fez?

Ele compreendeu qual era uma das suas melhores habilidades, a de mediador de conversas, e trouxe para o YouTube uma nova versão do seu programa mais famoso na Globo News criando o Painel WW.

A cada semana ele continua a trazer especialistas respeitados para debaterem sobre economia, política e assuntos internacionais.

Aqui há uma lição importante: em uma mudança na trajetória profissional, tenha firmeza de suas qualidades e busque aplica-las em outros projetos, independente do local de trabalho.

Quais são as suas forças? E como você pode utilizá-las em situações e formatos diferentes?

#2. Encare o Desafio com Honestidade

O caso mesmo da Thaís que comentei no início é muito interessante! Ela se uniu à equipe do Antônio Tabet e da Mara Luquet no MyNews, um canal de jornalismo no YouTube criado em fevereiro desse ano. Em menos de 6 meses eles já alcançaram mais de 1 milhão de 600 mil visualizações e quase 70 mil inscritos.

Mesmo com esses números impressionantes, não tem como comparar com a estrutura e o apoio que a Thaís possuía na época da Globo News, né? Com a equipe enxuta, com recursos mais regrados, a Thaís se lançou no desafio de criar “O Dinheiro na Conta”, um programa de finanças e economia diário que tem até interações com o público em tempo real.

Logo nas primeiras edições, tiveram alguns ajustes técnicos, a própria jornalista estava nervosa e o convidado não ficou bem posicionado na câmera.

Mas, olha que legal, ela levou toda essa situação para um lado mais pessoal, mais leve, deixando transparecer o momento e, com isso, criando uma identificação com o público.

Quando você estiver de frente com um novo projeto, seja o mais sincero possível, não tente bancar o mestre sabe-tudo e tentar parecer que não precisa de ninguém.

Demonstre sua habilidade e competência com humildade, sendo honesto com o próprio tamanho do desafio. Envolva as pessoas com simpatia para te apoiarem nesse novo momento da carreira.

#3. Use os Recursos que Possui

Esses exemplos mostram como profissionais, que parecem tão distantes da nossa realidade, no fim são tão parecidos conosco, com suas ansiedades, medos, mas sempre com coragem de mudar.

Nesse ponto, o caso da Madeleine Lacsko talvez seja o mais emblemático, a famosa rainha da zoeira, como é conhecida na internet, tem muita bagagem em jornalismo e sempre com um toque de humor. Ela foi uma das primeiras a criar esses programas multiplataforma na web e no rádio.

No final do ano passado, Madeleine largou o seu emprego onde vinha alcançando resultados impressionantes e, por um alinhamento de valores pessoais, foi para a Gazeta do Povo.

O canal da Gazeta quando a Madeleine começou tinham menos de 1.000 inscritos e hoje, poucos meses depois, já possui mais de 30 mil com mais de 30 milhões de views. Não é incrível?

Mas sabe o que é mais interessante? Madeleine faz tudo isso praticamente de casa. Ela tem o programa “A Protagonista”, com estúdio e tals, mas na grande maioria das edições, ela comanda da sua própria casa e com os jornalistas correspondentes em Brasília.

Ela teve uma grande mudança na carreira, talvez até inimaginável por muitos, e resolveu tirar um projeto do papel com os recursos que possui. Sem esperar grande produção, sem ficar insatisfeita no antigo trabalho, nada disso Brazil! Ela pegou o que tinha e conduz quase sozinha um programa que alcança uma audiência impressionante a cada dia.

Agora é com Você!

E aí, o que você tem em mãos para começar o seu próprio projeto? O que você precisa para fazer acontecer? Que tal começar hoje?

Procure aplicar as suas qualidades e os seus conhecimentos em novos desafios; torne o processo de mudança pessoal mostrando sua humildade em crescer e faça tudo isso com os recursos que você possui desde já.

Se esses profissionais estão se virando para se adaptar e se desenvolver, você também pode! Basta querer!