O que fazer quando a equipe não deseja avançar?

Sempre oriento envolver a equipe nos avanços em gestão e faço isso porque os conhecimentos técnicos e da rotina de trabalho estão com os colaboradores. É ali que a vida real na empresa acontece.

Mas, vira e mexe, alguém me pergunta: “Reury, estou estudando, aprendendo e buscando colocar a gestão em prática na minha empresa, mas meus funcionários não querem nada com nada. Ninguém se anima a crescer junto comigo. E aí, o que fazer?”

O Poder do Exemplo

Gráfico

Para trazer a equipe para o seu lado e engajá-los nos projetos de melhoria para o setor, comece liderando pelo exemplo. Não adianta só você falar sobre as maravilhas da gestão, que está aprendendo bastante. Isso tem sua importância, mas só será efetivo se eles notarem que você faz aquilo que diz.

É quando, em uma reunião do setor, abrir um gráfico com as suas próprias metas e mostrar o seu plano de ação bem escrito e em andamento.

Quando todos perceberem que você está avançando, se tornando um líder melhor, mais focado e direcionado para resultado. Aí sim, eles confiarão que esse é um bom caminho e se interessarão sobre o assunto.

Ao invés de falar “faça isso!” diga “Vejam como eu faço, querem aprender?”.

Ah, e por falar em vídeos excelentes, compartilhe conhecimento com a sua equipe, divulgue nosso canal para todos!

"Todo Mundo é Ninguém"

Quando o tema é motivação, frequentemente percebo um problema grave: a generalização. É quando alguém diz “todos os meus funcionários não estão animados e nem comprometidos”. Isso não ajuda em nada! “Todo mundo” é muita gente e, ao mesmo tempo, ninguém.

Então, a segunda ação é dar nomes e encontrar os bons. Tenho certeza de que no seu grupo há quem queira se desenvolver e ver o melhor para o setor e a empresa. Que tal formar um time de notáveis no lugar de esperar o envolvimento de todos?

Monte grupos de estudo, definam metas e ações e, também pelo exemplo, faça com que os outros percebam o avanço deste grupo. Premie e comemore com quem se esforça para ser excelente.

À medida que vão se fortalecendo, outras pessoas virão e se juntarão ao time.

Mostre os Ganhos

Para promover o envolvimento da equipe, a terceira ação é sempre apontar para os ganhos e o propósito. As pessoas só lhe seguirão se estiver claro o retorno que vale esses esforços.

Assim, inspire os seus colaboradores, deixando transparente as metas e os resultados alcançados. E nunca esqueça de contar o por que, os objetivos e motivos dessas melhorias. Além dos números, que outros ganhos, de outros sentidos, nós obteremos com esse projeto? Por que vale a pena nos empenharmos tanto? São essas respostas que eles esperam ter.

Se a sua equipe perceber o seu comprometimento, sentirem que fazem parte de um time e tiverem clareza dos propósitos, com certeza estarão dispostos a avançar ao seu lado!

E nós estamos aqui para apoiá-lo. Nosso papel é levar você à excelência em gestão.

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://efeito5.com.br/o-que-fazer-quando-a-equipe-nao-deseja-avancar" title_text="Deixe aqui o seu comentário!" order_type="social" title_text_color="#10adbe" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="tahoma" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="10" ]

Deixe um comentário

Rolar para cima