Os 3 Principais Desafios dos Gerentes

Sabe quem eu acredito que possuem os maiores desafios na empresa? Na minha opinião, são os profissionais de nível tático, quem está ali no meio da hierarquia da organização. Esse pessoal tem muito o que entregar e em geral são os mais cobrados.

Mas esses não precisam ser cargos ingratos e desgastantes, pelo contrário, há 3 responsabilidades principais para os gestores excelentes e nesse artigo mostro como alcançar uma vida mais tranquila nessas funções.

#1 Garantir a Rotina

Hierarquia

Em geral, temos lá no topo os donos e diretores; lá no dia a dia, a equipe de colaboradores e, aqui no meio, os gerentes e, dependendo do tamanho da empresa, há ainda supervisores e coordenadores.

Eles sofrem pressão de cima por maiores resultados, de baixo por melhores condições no trabalho e, em alguns casos, até de seus próprios pares nas disputas entre os setores.

Realmente não é fácil ser um gestor. Mas tiver claro quais são os seus papéis e responsabilidades, tudo fica mais fácil.

Então, se você é responsável por uma área, precisa compreender que todos esperam que você garanta a rotina na operação.

Há um trabalho contínuo a ser realizado e uma equipe à sua disposição para fazê-lo. É fundamental que você assegure que tudo ocorra conforme o planejado.

Lembra quando falamos sobre entregas, processos e pessoas? É exatamente isso.

Cabe ao gerente oferecer as condições para que o trabalho flua sem burocracias e com produtividade. Para isso, é preciso estar atento à disciplina e controles, ao cumprimento dos padrões, a disponibilização de equipamentos e, claro, à capacitação do pessoal.

Identifique as anomalias que ocorrem na rotina do dia a dia e busque soluções.

#2 Solucionar Problemas

E aqui está um outro papel essencial para um gestor excelente: ser capaz de solucionar problemas e pensar nas melhorias para o setor.

PDCA

Não adianta só administrar, é preciso ir além e propor metas desafiadoras e planos de ação capazes de elevar a atuação. Chega de conviver com os mesmos problemas ano a ano, tem que aproveitar as oportunidades e vencer os desafios.

Para isso, desenvolva o seu foco para a busca por soluções e não se deixe paralisar frente aos obstáculos. Busque conhecimento em ferramentas e análises de gestão. Aplique os métodos e dicas que sempre mostramos por aqui.

Lembre-se: o sucesso de qualquer empreendimento virá quando você envolver a equipe, aplicar seu conhecimento em gestão e tiver o apoio da liderança.

#3 Pensar Estrategicamente

Por isso, um outro papel fundamental do gerente é estar de olho aos novos desafios. Não pode ficar apenas concentrado no que ocorre no seu setor, tem que buscar estar próximo de quem manda e determina os rumos da organização.

Por justamente estar no meio da hierarquia, o gerente tem a oportunidade única de estar em contato com todos e, poder contribuir para a definição das Estratégias de longo prazo e, ainda, traduzir esses grandes objetivos para a sua equipe.

Como transformar as metas da organização em metas para o setor e desdobra-las para cada colaborador?”; “Como contar os propósitos da empresa e inspirar as pessoas?” Esse é um grande desafio e, eu acredito, uns dos mais gratificantes.

Para isso, observe as movimentações na empresa e as indicações do mercado. Procure estar à frente e pronto para oferecer sua participação consistente nos planos futuros de crescimento.

Parece complicado? E é mesmo.

Mas pense na felicidade e no reconhecimento de ter um setor nas mãos com entregas de qualidade, com processos otimizados e pessoas alegres ao seu lado. Não é incrível? Vale o desafio, não é mesmo?

Garanta a rotina, desenvolva melhorias e esteja atento aos novos desafios. É assim que você estará caminhando rumo à excelência em gestão.

E o nosso papel? É levar você até lá!

Deixe um comentário

Rolar para cima