Planejamento Empresarial em 5 Passos!

Faltam poucos dias para o ano novo e está na hora de estabelecer as diretrizes do planejamento empresarial. Começar 2018 com essas definições na ponta do lápis aumenta as chances de sucesso e já é uma garantia de um ano mais tranquilo.

Não deixe para fazer tudo em cima da hora, ou pior, deixar começar janeiro sem ter nada programado. Aí é planejar para errar, com certeza.

BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

planejamento empresarial

Um planejamento empresarial bem feito permite DIRECIONAR O FOCO de trabalho ao focar nas questões mais importantes da organização. Por exemplo, “Quais serão os objetivos que procuraremos alcançar nos próximos meses?”; ou ainda, “Qual o valor de vendas desejamos obter?”.

A definição do foco orienta a empresa em um caminho específico e alinhado com todos.

O planejamento também lhe permite ESTIMAR OS ESFORÇOS E RECURSOS necessários para executar as ações propostas.

“Se desejamos crescer o faturamento, quantos novos vendedores precisaremos contratar?”; ou, melhor, “Quais as atividades necessárias para tornar nosso processo comercial mais eficiente?”, veja como os problemas orientam a definição de ações.

A estimativa de esforços e recursos permite a organização compreender quão abrangente poderá ser sua atuação. Pergunte-se: “Temos orçamento que nos permite alcançar o objetivo anual? Se não, quais as alternativas disponíveis?” – Atenção: não pare nos problemas, busque alternativas, sempre.

Além disso, quando a empresa se organiza para o próximo ano, ela se PREPARA PARA EVENTUAIS MUDANÇAS E SE PROTEGE DE RISCOS EXTERNOS. Porque afinal de contas, todos sabemos que não há execução 100% igual ao planejado.

As mudanças sempre ocorrem, mas, quando o planejamento é consistente, a empresa está pronta para lidar com as alterações e definir novos caminhos, se necessário.

ETAPAS PARA UM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Para lhe auxiliar nesse processo, gostaria de deixar um macro cronograma daquilo que você deve estar atento no planejamento eficaz para o próximo ano. O ideal é iniciar esse processo ainda em outubro, mas sempre é tempo de começar. O que não pode é deixar de fazer, certo?

  1. Reúna-se com sua equipe e identifiquem quais os problemas e oportunidades a empresa deverá correr atrás. Aqui, é importante encontrar as lacunas de desempenho. “Quanto podemos aumentar as receitas, tornar mais eficientes nossos gastos e etc.”, por exemplo.
  2. Com os problemas identificados, é hora de propor as metas da organização. Quais serão as principais metas que deverão orientar todo o trabalho no próximo período?
  3. Depois, é hora de cada setor propor e estabelecer metas específicas que irão contribuir para o alcance da meta global.
  4. Além disso, nossa sugestão é que vocês priorizem a definição de ações que irão garantir a resolução dos problemas identificados e elevar a atuação da empresa. Quais serão os projetos que as áreas deverão realizar? Quais as ações de mudança na rotina de trabalho deverão estar previstas? A participação de toda a equipe é fundamental nessa etapa!
  5. Por fim, é hora de consolidar os planos de cada setor e estabelecer os orçamentos de receitas e gastos. Se temos as metas desdobradas e as ações propostas, é possível estimar os valores necessários.

Acredite, se sua empresa conseguir terminar o ano com metas propostas, ações definidas e orçamento elaborado, com certeza você terá um novo ano tranquilo.

METAS E DESAFIOS ORIENTADOS AOS RESULTADOS

Com a ferramenta de proposição de metas da EFEITO 5 (saiba mais aqui) é possível estabelecer as estratégias da empresa e distribuir metas entre produtos e vendedores. Imagine ser capaz de determinar quanto deseja vender e avaliar o resultado final. Não é incrível? É a verdadeira previsão de lucros!

Com essa ferramenta também é possível avaliar o portfólio de produtos oferecidos investindo nas estrelas do seu negócio e se livrando dos verdadeiros abacaxis.

Tendo metas para cada vendedor, as reuniões de feedback passam a ser estruturadas e orientadas por fatos e dados, sem chance para aquelas desculpas por perda de vendas.

Essa ferramenta consolida nossa experiência e metodologia de trabalho de uma forma simples, orientada e eficaz. Adquira agora e ganhe um bônus especial de lançamento: a ferramenta de acompanhamento de resultados e ações.

A proposição de metas claras e distribuídas orientam toda a empresa, para juntos, realizarem seus sonhos e tornarem-se excelentes. Vá além dos sonhos! Coloque a gestão em prática e termine o ano tranquilo.

Conte conosco nesse desafio!

Ferramenta Proposição de Metas