Você Está Trabalhando em Vão? Descubra e Mude!

Trabalhando em Vão?

Na teoria, levar uma empresa à excelência segue, basicamente, 4 passos:

Gestão em 4 Etapas

1. Você propõe um desafio, uma meta a ser alcançada;

2. Realiza uma série de análises sobre o cenário atual que lhe impede de alcançar a meta;

3. Depois executa ações que resolvam a situação e;

4. Verifica o resultado ajustando o caminho conforme necessário.

Óbvio que esse é um resumo básico, você sabe que conduzir um negócio é bem mais complexo…

Mas e quando isso não dá certo? O que fazer quando você realiza todas as ações e o resultado não vem? Será que está trabalhando à toa?

Essa é uma dúvida muito comum, vira e mexe alguém comenta que está cansado de trabalhar, mas não tem os ganhos desejados. Vamos ver como isso ocorre?

4 Cenários Possíveis

Matriz Ações e Resultados

Temos 4 cenários nesse caso: digamos que o seu setor tenha uma meta e vocês elaboraram um plano de ações para vencer esse desafio.

O 1º cenário é o ideal, executaram todas as ações e tiveram êxito. Parabéns! É hora de comemorar e colocar novas metas.

Mas tem o pior caso: o resultado não veio e as ações não foram feitas. É meio óbvio, né? E essa é uma situação perigosa! Há um problema a ser resolvido, uma meta a ser alcançada e ninguém faz nada? Como assim?

Se for assim, avalie sua motivação, o empenho do time e a dificuldade em realizar as ações. Mova-se rápido antes que o problema piore!

Mas olhe o 3º cenário: as ações não foram feitas e mesmo assim o resultado foi positivo. Oi? Como pode isso? É gestão na sorte?

Antes de sair comemorando, é preciso muito cuidado pois claramente não há uma relação de causa e efeito entre as ações e os resultados.

Há fatores desconhecidos que hoje estão trazendo efeitos positivos, mas nada garante que o problema não volte a acontecer no futuro. Reavalie seu planejamento e, faça o favor, execute-o trabalho!

Agora, o 4º cenário é o mais angustiante: o planejamento foi realizado, mas o resultado não veio. E aí, o que pode ter acontecido? Nesse caso é preciso aprofundarmos nas análises e entender melhor os fatores.

O que Fazer?

Analisar Profundamente

Comece verificando a consistência do plano de ações e a correta execução do que foi proposto. Muitas vezes a equipe propõe uma série de ações incríveis, mas, na hora do vamos ver, as coisas não saem tão bem como planejado. A ação é até feita, mas não tão bem quanto se esperava e aí, é claro que o resultado fica comprometido.

Então, tenha a certeza de que tudo foi realmente bem feito.

Depois, avalie as premissas que fundamentaram o mapa da jornada de vocês. É possível que consideram uma determinada situação que acabou não se confirmando, ou então, fatores externos mudaram todo o cenário atual.

Por exemplo, imagine que foi executado com perfeição um plano para crescer a participação da empresa no mercado, mas, sem estarem preparados, um novo concorrente chega na região com preços muito abaixo e conquista vários clientes. Não tem plano de ação inicial que resolva esse caso, é preciso voltar a replanejar.

PDCAE aí está a terceira dica: se o plano foi bem executado, o cenário externo se manteve, mas ainda sim o resultado não veio, há fatores internos ainda não analisados que precisam de maior atenção.

Busque por especialistas no assunto, conhecimentos externos, quem pode ajuda-los na pesquisa aprofundada do desafio. Volte a girar o ciclo PDCA com um planejamento mais refinado pois nesse caso, trata-se de um problema complexo, blz?

Agora um cuidado importante: em todo o processo, tenha uma atenção com a equipe, mostre que a meta não foi alcançada mesmo com muito esforço, mas que isso não é motivo para desistir e deixar tudo como está.  Pelo contrário, é o momento de unirem forças, se dedicarem mais!

E para isso, você líder deve demonstrar tranquilidade e segurança emocional. Cuide das pessoas e corram atrás do resultado, ok?

O nosso papel é levar você à excelência em gestão, conte conosco!